O evento contou com a participação de patrocinadores atuais e empresas interessadas em estar com o Tricolor nos próximos anos
O Maringá Futebol Clube segue mudando os conceitos do futebol maringaense e uma das grandes mudanças que vem ocorrendo é na gestão do clube. Após profissionalizar e departamentalizar o time em 2017 e 2018, a diretoria tricolor incluiu no calendário anual da equipe um evento aos seus patrocinadores e apoiadores para prestação de contas da temporada e palestras com profissionais conceituados do futebol. O primeiro ocorreu na noite de ontem (30), no Noah Club em Maringá, com a palestra “Cenários do Futebol Nacional”, ministrada pelos ex-CEO do São Paulo FC e Figueirense FC, Alex Bourgeois.
De acordo com o diretor de marketing do MFC, João Vitor Mazzer, a ideia do evento é dar ainda mais transparência ao projeto e oferecer aos patrocinadores, apoiadores e convidados, uma proximidade maior com o time. “Esse evento aos patrocinadores, parceiros e convidados, fará parte do calendário oficial da equipe todo ano após as competições. Nosso objetivo é mostrar os resultados de dentro e fora de campo, como exposição em mídia, balanço financeiro, metas e objetivos do time na temporada que passou e na próxima. Além disso, ainda oferecer palestras com grandes profissionais do futebol brasileiro, como foi hoje com o Alex Bourgeois, que é um cara com uma bagagem e conhecimento em gestão esportiva sensacional. Tudo isso para aproximar ainda mais nossos parceiros e mostrar o trabalho sério e profissional que estamos realizando no Maringá Futebol Clube”, explicou Mazzer.
O evento contou com a presença de 98 convidados de 46 empresas diferentes que estiveram com o Maringá Futebol Clube em 2018 ou possuem interesse em patrocinar a equipe nos próximos anos. De acordo com Peterson Devechi, gerente de comunicação e Marketing da Nipponflex, empresa multinacional que possui sede em Maringá e atualmente é uma das patrocinadoras da equipe, o time mostra transparência, visibilidade e credibilidade ao realizar um evento como esse.
“É uma experiência muito importante para a Nipponflex participar de um evento como esse, porque aprendemos um pouco mais do mercado do futebol com a palestra do Alex e entendemos ainda mais o que está acontecendo no Maringá Futebol Clube que é o time da cidade e onde estamos investindo. Todos estão de parabéns pelo conteúdo e organização do evento”, disse Devechi.
Na palestra apresentada por Alex Bourgeois, o foco foi na comparação de gestão do futebol europeu e brasileiro, além de enfatizar que a boa gestão traz resultado em campo. “Fiquei muito feliz com o convite do Maringá Futebol Clube, é um time que está fazendo diferente, que quer se posicionar no futebol nacional e que está no caminho certo. Na palestra, trouxe alguns exemplos de boas gestões que geraram resultado em campo e isso é possível no Maringá”, explicou Bourgeois.
O palestrante convidado pelo Tricolor nasceu em Paris, é formado em matemática pela Politécnica de Zurique na Suiça e tem mestrado em economia na Hoover Institution nos EUA. Alex trabalhou por 20 anos em instituições financeiras renomadas, como JP Morgan, General Atlantic e Société Générale, participando e desenvolvendo projetos pioneiros nas empresas. Atuando no mercado do futebol, o gestor foi diretor da TEISA, um fundo de eméritos torcedores do Santos que realizava compra e venda de jogadores para a equipe da Vila Belmiro e foi CEO do São Paulo FC e do Figueirense FC, além de ter trabalhado durante dois anos e meio como consultor de futebol para o empresário Abílio Diniz.
A nova diretoria tricolor assumiu a equipe no final de 2016 e mudou totalmente os procedimentos administrativos da equipe, além de quitar todas as dívidas trabalhistas e cíveis. Os próximos passos que foram apresentados no evento são: posicionar o time no cenário nacional por meio de estratégias de marketing envolvendo a região metropolitana de Maringá e o torcedor, focar no trabalho de categoria de base para se tornar um time formador de talentos e vitrine para grandes equipes, ser um grande veículo de publicidade para seus patrocinadores e manter uma equipe competitiva e que busque atingir os objetivos definidos em cada temporada.
O calendário para a sequência de 2018 e início de 2019 também foi divulgado e o próximo evento do Tricolor será para o dia das crianças, com o lançamento do novo mascote do time. A pré-temporada irá começar em novembro e a campanha de sócio torcedor também entrará em cena em 2019, quando o time disputará o Campeonato Paranaense e a Série D do Campeonato Brasileiro.
Por assessoria de imprensa
Fotos: Fernando Tanaka